Notícias

CINCO ANOS da EPARQUIA de Vila Iguaçu - PRUDENTÓPOLIS

13 Jul, 2019

No Domingo, 13 de Julho de 2014, sob a Presidência de Sua Beatitude Dom Sviatoslav Schevchuk (Arcebispo Mór da Igreja Greco Católica Ucraniana desde Março de 2011), e de grande número de Bispos e Padres de ambos os Ritos, Irmãs Religiosas, e Povo em geral, foi instalada a Eparquia IMACULADA CONCEIÇÃO, tendo como Sede a Igreja de VILA IGUAÇU, no Município de Prudentópolis.

Na mesma Cerimônia, Sua Excelência Reverendíssima Dom Meron Mazur, OSBM, foi Entronizado como I Bispo Eparca da nova Eparquia.

Conforme Mapa, a Eparquia de Prudentópolis é composta por DOZE Paróquias: Ivaí, Irati, Guarapuava, Pitanga, Roncador, Cantagalo, Cascavel, Pato Branco, Campo Mourão, Apucarana, e Prudentópolis, que posteriormente foi desmembrada em duas Paróquias.

A Criação da Eparquia de Prudentópolis se deu na Segunda feira, 12 de Julho de 2014, através de Bula de Sua santidade Papa Francisco, conforme a seguir. Até então, havia no Brasil unicamente a Eparquia SÃO JOÃO BATISTA, sediada em Curitiba. Em Ato Conjunto, a antiga EPARQUIA foi elevada a METROPOLIA (Arquieparquia - Arquidiocese), e com o Desmembramento de parte de seu Território, criada a nova Eparquia. Dom Volodemer Koubetch, OSBM, originalmente Eparca, fora elevado a METROPOLITA, e Dom Meron Mazur, OSBM, originalmente Bispo Auxiliar, passou a Eparca da nova Eparquia.

МНОГАЯ ЛІТА a Dom Meron e a Eparquia de Prudentópolis !

Créditos ao Site da Metropolia: https://metropolia.org.br/eparquia/  

0 Comentários

Adicione um comentário