Notícias

Festa do Padroeiro São WALDOMIRO MAGNO - Papanduva, Santa Catarina

13 Jul, 2019

O Grupo Folclórico FIALKA, do Distrito de São Cristóvão, Município de União da Vitória, que irá se apresentar nesta Festa !

Festa do Padroeiro S. WALDMIRO - 14 de Julho - STENGUEL, Porto União

13 Jul, 2019

Neste Domingo, 14 de Julho de 2019, ocorre a Festa do Padroeiro São Waldomiro (Volodomyr) Magno, da Localidade de Aquiles Stenguel, Município de Porto União, Estado de Santa Catarina.

A Igreja São Waldomiro Magno fica na Estrada Antiga a Nova Galícia, na margem esquerda da Estrada de quem vai de LEGRÚ a NOVA GALÍCIA.

A Comunidade de Aquiles (Achiles) Stenguel pertence a Paróquia São Basílio Magno, de União da Vitória, Paraná.

São Waldomiro Magno é celebrado em 15 de Julho, em memória ao Monarca Ucraniano que determinou a Conversão Oficial da Ucrânia ao Cristianismo, em 988. São Waldomiro, Neto de Santa Olga, celebrada em 11 de Julho. 

Foto da Divina Liturgia da Visita Canônica do Metropolita, Dom Volodemer Koubetch, OSBM, no Domingo, 17 de Julho de 2016. Divina Liturgia concelebrada pelo Pároco, Padre Josafá Firman, e por Padre Neomir Doopiat Gasperin, nascida na Localidade vizinha de Legrú. Créditos da Foto: Efrozena Melnechenko Piter.

CINCO ANOS da EPARQUIA de Vila Iguaçu - PRUDENTÓPOLIS

13 Jul, 2019

No Domingo, 13 de Julho de 2014, sob a Presidência de Sua Beatitude Dom Sviatoslav Schevchuk (Arcebispo Mór da Igreja Greco Católica Ucraniana desde Março de 2011), e de grande número de Bispos e Padres de ambos os Ritos, Irmãs Religiosas, e Povo em geral, foi instalada a Eparquia IMACULADA CONCEIÇÃO, tendo como Sede a Igreja de VILA IGUAÇU, no Município de Prudentópolis.

Na mesma Cerimônia, Sua Excelência Reverendíssima Dom Meron Mazur, OSBM, foi Entronizado como I Bispo Eparca da nova Eparquia.

Conforme Mapa, a Eparquia de Prudentópolis é composta por DOZE Paróquias: Ivaí, Irati, Guarapuava, Pitanga, Roncador, Cantagalo, Cascavel, Pato Branco, Campo Mourão, Apucarana, e Prudentópolis, que posteriormente foi desmembrada em duas Paróquias.

A Criação da Eparquia de Prudentópolis se deu na Segunda feira, 12 de Julho de 2014, através de Bula de Sua santidade Papa Francisco, conforme a seguir. Até então, havia no Brasil unicamente a Eparquia SÃO JOÃO BATISTA, sediada em Curitiba. Em Ato Conjunto, a antiga EPARQUIA foi elevada a METROPOLIA (Arquieparquia - Arquidiocese), e com o Desmembramento de parte de seu Território, criada a nova Eparquia. Dom Volodemer Koubetch, OSBM, originalmente Eparca, fora elevado a METROPOLITA, e Dom Meron Mazur, OSBM, originalmente Bispo Auxiliar, passou a Eparca da nova Eparquia.

МНОГАЯ ЛІТА a Dom Meron e a Eparquia de Prudentópolis !

Créditos ao Site da Metropolia: https://metropolia.org.br/eparquia/